Corações e Mentes

cabeça child hand on heart

Nossa mente é um complexo sistema multidimensional de armazenamento e processamento de formas pensamento. Nas dimensões físicas ela espalha-se por todo o corpo humano. Algumas funções são distribuídas pelo interior de cada célula, pelos chacras, órgãos, glândulas, ao longo da medula espinhal, e especialmente cérebro e coração.

Recebemos energia através dos chacras, ar e alimentos. A energia recebida pelos chacras possui uma variação suave, pode ser afetada por nossos pensamentos e intenções, mas não possuímos um mecanismo eficiente de feedback. Podemos sentir a energia recebida apenas através de sutis sensações e da nossa intuição. A alimentação é feita por eventos pontuais e a energia é libertada ao longo da digestão. Apenas a respiração é feita através de um processo cadenciado e consciente, e pode ser controlada com facilidade.

Nosso Universo é composto por energia em movimento. Todo o poder criador do Universo repousa no movimento da energia através de suas frequências.

Controlando a frequência de nossa respiração, podemos controlar a frequência com que esta energia entra em nosso corpo.

Uma respiração aleatória e caótica, como a que estamos acostumados a fazer no nosso dia a dia produz um fluxo inconstante e caótico de energia. Imagine uma empresa de produção de refrigerantes recebendo quantidades aleatórias de água. Que qualidade teríamos na saída ? Algumas garrafas com excesso de água e outras com pouca água, cada garrafa com um sabor diferente.

Isto é o que fazemos com nosso corpo. Teremos algumas células com excesso de energia e outras com falta de energia. Células com energias e frequência diferentes.  Não havendo harmonia entre as células, como elas poderão atuar em conjunto ?

Uma respiração cadenciada distribuirá nossa energia vital homogeneamente por todo nosso corpo, causando um estado de harmonia. O coração é o órgão que controla a distribuição de energia pelo corpo. Uma respiração compassada colocará nosso coração em um ritmo compassado, distribuindo energia em intervalos regulares e gerando harmonia por todo o nosso corpo.

O ritmo de nossa respiração associado com a intenção manifestada por nossa mente prepara nosso corpo físico para tudo que desejarmos: uma grande atividade física ou mental, meditação, descanso, situações de emergência, estados alterados de consciência, prazer ou relaxamento.

Uma respiração sem ritmo com uma mente sem intenção definida coloca os elementos de nosso corpo em desordem total propiciando todo tipo de doenças.

Para cada atividade desejada teremos um ritmo específico que não varia de pessoa para pessoa.

Um estado de relaxamento pode ser conseguido com 6 respirações por minuto, 10 segundos por respiração, 5 segundos de inspiração e 5 segundos de expiração. Conforme a pessoa o tempo de inspiração e expiração poderá variar de 4 a 6 segundos.

Podemos medir a atividade do coração através de um sensor que capta as batidas do coração. Em uma respiração cadenciada o intervalo entre as batidas do coração será sempre igual, isto é, a frequência das batidas de nosso coração permanecerá constante. Em outras palavras podemos dizer que a variabilidade da frequência cardíaca é quase zero.

Neste estado nosso coração estará funcionando de acordo com a intenção manifestada por nossa mente. Teremos saído do nosso caótico piloto automático e entrado em um estado de coerência entre nossa mente e nosso coração. Nesta situação todo nosso corpo funcionará em harmonia, suas células terão cargas de energias iguais e irão trabalhar em prefeita harmonia pela nossa saúde.

Seguindo neste ritmo, seu cérebro passará a funcionar na freqüência alfa, facilitando a meditação e a comunicação com seu eu interior.

através de Prama Shanti

Anúncios

Uma consideração sobre “Corações e Mentes”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s