Penso, então apenas existo !

meditation-255070 500

“Penso, logo existo”.

Esta citação só poderia ter vindo de um filósofo e matemático com sua mente puramente racional. Ao criá-la, Rene Descartes resumiu o pensamento da civilização ocidental, baseada no pensar, no lado racional.

Propagada por Shakespeare, esta visão racionalista do Universo entrou em nosso inconsciente coletivo isolando-nos do oriente.

Fica difícil para os Ocidentais entenderem que a sabedoria vem do “não pensar”, do “no mind” de Osho. O ocidente cultua o racionalismo, o pensamento, o homo sapiens, e se afasta de Deus, da natureza, do Todo, do homo Spiritus.

Como pode não pensar ser melhor do que pensar?

Vocês não se dão conta, mas as grandes decisões de suas vidas são geralmente tomadas pelo sentimento. A escolha do parceiro ou parceira com quem vocês formam família e tem filhos é normalmente baseada no amor, no sentimento. A escolha da profissão também é geralmente tomada por puro sentir. É claro que alguns baseiam o casamento e a profissão pelo aspecto financeiro ou social, mas o sentimento sempre entra na equação. E se não entrar, é a escolha de cada um.

Também é claro que casar por amor pode não assegurar o sucesso familiar, mas assegura que você cumpriu parte de sua missão aqui. Você casou com quem precisava se casar.

O pensar é limitado porque seu cérebro não possui todas as respostas, e também porque o conhecimento que ele adquire é deturpado e manipulado pela sociedade e por suas experiências limitadas.

Seu cérebro está acostumado a ter controle total sobre você, detesta o silêncio porque não quer perder este controle. Através do pensamento constante ele cria uma barreira que bloqueia o acesso ao seu Eu superior, a sua Divindade, a sua parte Deus. Ele detesta o silêncio. Observe o desconforto que causa o silêncio numa conversa entre amigos.

Para quem não está acostumado, é difícil não pensar. E mais difícil ainda se você achar que pensar é a salvação de tudo. Lembre-se sempre que o cérebro não tem as respostas mais importantes.

É claro que é saudável pensar, mas existe outra forma de pensar que seu cérebro tem medo. Você pode pensar mantendo a conexão com seu Eu interior, sem dar o controle absoluto ao seu cérebro. Pensar e ter sabedoria ao mesmo tempo.

Para isto você precisa aprender a não pensar, a meditar, a ficar em estado Alfa, isto é, reduzir a freqüência de trabalho do seu cérebro.

O melhor modo para isto é manter seu cérebro ocupado com uma tarefa banal, como por exemplo, na sua respiração. É assim que se aprende a meditar

É tão simples que a maioria não acredita !

Fixar a atenção na respiração desenvolve a consciência do momento presente. Livra-o das angústias e apegos do passado e do futuro.

No início você pode se concentrar na respiração focando sua atenção no abdômen.  Em meditações mais profundas precisamos de um foco mais específico e focamos a atenção na passagem do ar pelas narinas, ou por uma narina.

Seu cérebro vai lutar contra isto, não é fácil mudar um hábito mental enraizado durante toda uma vida. O importante é você não se estressar com os desvios que o cérebro fizer. Retome a concentração e continue, com paciência e persistência. Com o tempo os desvios vão desaparecer.

A meditação tranqüiliza a mente e o corpo de modo a necessitar menos oxigênio. Sua respiração ficará mais lenta. Com o tempo você vai aprender a não controlar mais a respiração, mas apenas a observá-la, irá se concentrar na respiração natural. Seu corpo vai se tranqüilizar mais ainda e ela vai ficar mais leve, mais útil, necessitando uma concentração maior para observá-la.

É um caminho lento e gradual, em direção ao seu Eu interior, à sua sabedoria. Um caminho que muda a sua vida.

Existem outras técnicas que fixam sua atenção em objetos reais ou imaginários, em palavras ou mantras, etc. Mas estas técnicas não tranqüilizam a mente verdadeiramente. Apenas colocam uma camada de controle em seu cérebro. Na verdade é um transe, é mais uma intoxicação mental.

A meditação correta vai levá-lo a um estado de felicidade, ao encontro da sua essência, a uma nova realidade em sua vida.

É bom você reservar um ou dois momentos em sua rotina diária para meditar. Na meditação não se preocupe com o tempo, apenas medite o que sentir que deve meditar. Ela deve ser leve e divertida, e não um compromisso estressante.

Você também pode praticá-la em qualquer momento, pode fazer pequenas meditações de um minuto em sua atividade diária. E sempre que sentir seu estado emocional alterado, respire, conte até dez e respire,  respire muito.

Então, respire e seja Feliz !

através de Prama Shanti

Anúncios

2 opiniões sobre “Penso, então apenas existo !”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s