Notas sobre a subida da Kundalini

De um modo geral, a Kundalini fica adormecida no chacra Muladhara, situado na base da coluna e percorre nosso corpo em direção ao chacra Sahasrara, no topo da cabeça.

Em nossa condição atual de consciência da quarta dimensão, os três chacras anteriores relativos às consciências dos reinos mineral, vegetal e animal foram absorvidos pelo Sahasrara. Assim, este chacra é quem faz nossa conexão com a Terra para receber sua energia. Isto é feito por prolongamentos que vão até a base de nossos pés.

O despertar da kundalini é precedido pelo aumento de atividade deste chacra, captando mais energia, e pode provocar sensações diferentes nos pés e nas pernas, geralmente no pé esquerdo ou nos seus dedos, desde leves formigamentos, cãibras, e em casos extremos fortes dores e até paralisia.

Na subida da kundalini pela coluna vertebral também podem ocorrer sintomas extremamente desagradáveis, embora isto não seja uma regra. A própria chegada ao topo do crânio pode causar pressões na cabeça, perdas de memória, desorientações, distúrbios visuais e sintomas psicológicos que se aparentam com estados esquizofrênicos.

Esta subida também pode ser espontânea e ocorrer em pessoas não espiritualizadas. Sua chegada ao destino final causa um estado de iluminação permanente e uma nova forma de encarar a vida. Infelizmente a falta de preparo de algumas destas pessoas e dos que estão a sua volta pode fazer com que elas acabem seus dias em instituições psiquiátricas.

No seu caminho a kundalini é interrompida por vários nós energéticos ou bloqueios, que representam memórias codificadas nos diferentes corpos sutis. A chegada da kundalini nestes pontos age como uma espécie de energia autônoma e inicia um processo por todo o sistema psicofisiológico, procurando solucionar e harmonizar estes bloqueios.

Nossas memórias ficam armazenadas em nossos corpos e mesmo o nosso corpo físico guarda representações de nossos conflitos, que funcionam como âncoras para as dimensões superiores dos corpos sutis. A ativação destes pontos pela kundalini ou por outros processos terapêuticos abre a porta para profundas alterações de consciência, através da resolução dos conflitos que virão à tona.  É um momento único para nossa evolução pessoal.

Somente após ultrapassar todos estes bloqueios a nossa querida serpente encontrará o seu destino.

PramaShanti

9 opiniões sobre “Notas sobre a subida da Kundalini”

  1. Gostaria que alguém com conhecimento sobre os efeitos do despertar da Kundalini, me explicasse uma experiencia que me ocorreu aos 16 anos de idade. Estava me preparando para dormir, quando repentinamente senti uma energia saindo do meu chakra básico, subindo através da minha coluna vertebral e atingindo até o topo da minha cabeça ou seja no sackra coronário. A primeira sensação que tive foi como se eu tivesse me desintegrado a ponto de me tocar no corpo para senti-lo. No dia seguinte quando acordei, tive uma sensação muito boa de uma leveza a ponto de estar sensível, captando e percebendo coisas que não captava antes, como se houvesse uma abertura na minha mente e expandido a minha consciência que me despertou para a espiritualidade. Na época não tinha nenhum conhecimento a respeito desta poderosa energia, hoje tenho procurado estuda-la e tentar compreende-la. Se puderem me ajudar explicando melhor o que aconteceu comigo nesta vivencia ficarei grato

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa tarde Felix !
      Você experienciou um evento de ascensão da Kundalini. Ela saiu de seu chacra básico e atingiu o chacra coronário, produzindo uma transformação de consciência. As sensações que você descreve são típicas disto.

      Curtir

      1. Boa tarde Prana Shanti, grato pela explicação! Este despertamento está completo? Gostaria também te dizer que à partir deste despertar comecei a me interessar pela espiritualidade e aos 22 anos aprendi a técnica da meditação Metta do amor Universal no Centro de Meditação Budista no Rio de Janeiro e fui orientado por um monge Tibetano. Até hoje faço prática desta meditação e os benefícios são extraordinários. Já passei por vivencias espirituais extraordinárias relacionadas a estas técnicas. Gratidão, Namastê!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Bom dia Feliz !
        Nunca está completo, você teve apenas um pequeno vislumbre.
        Aconselho que pratique a meditação Vipassana (www.dhamma.org/pt/) e se informe mais sobre a pratica do Tantra.
        Namastê !

        Curtir

      3. Prama Shanti, só para complementar, aprendi também a técnica da meditação anapanasati, de inspiração e expiração com concentração, mesmo assim vou aprender para me aprimorar. Pela minha pesquisa, achei parecida com a meditação Vipassana. Namastê

        Curtido por 1 pessoa

    2. Ae mano, o que aconteceu com voce aconteceu comigo também, desde os meus 14 anos, pratico meditação, tecnicas de respiração , etc. E realmente , percebemos coisas unicas que mais ninguem percebe, temos disposição quase que infinita, criatividade que impressiona etc.

      Curtir

  2. no começo nao sentia muita coisa, mais hj, antes da energia subir, existe um processo interno que eu já saquei, sempre quando sinto um formigamento no chakra coronario, neste mesmo instante, o chakra muladara tbm começa a coçar, e logo depois a perna esquerda começa a tremer, e nasceu no meu pé esquerdo, tipo um coração , parece calo, mais pulsa igual coração, e depois da perma tremer a energia começa a subir.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

